PERGUNTAS FRENQUENTES

Nesta página, você encontrará respostas para as principais dúvidas sobre certificado digital e sua aplicabilidade, e as novas modalidades de atendimento para certificação digital.

Sobre Certificado Digital

O Certificado Digital é um documento digital composto de dados de identificação do proprietário capaz de provar que determinado indivíduo ou empresa realmente é quem diz ser em ambientes virtuais. Com o certificado digital você pode produzir assinaturas digitais com o mesmo teor jurídico de uma assinatura de próprio punho registrada em cartório físico.

Para que este mecanismo seja confiável, é necessário que o certificado digital seja emitido por uma Autoridade de Registro (AR) regulamentada dentro da cadeia de confiança ICP-Brasil.

A CODECERT é uma Autoridade de Registro credenciada para coletar e validar sua identidade tanto de forma presencial quanto virtual (videoconferência) garantindo Autenticidade e Integridade do seu certificado digital, bem como as informações e documentos por ele assinadas.

Existem diferenças de armazenamento e uso entre os certificados digitais. O certificado A1 possui maior flexibilidade por ser um certificado em formato de arquivo, que pode ser copiado e instalado em vários sistemas operacionais simultaneamente, o que leva ao proprietário ter um cuidado e atenção especial por onde carrega este tipo de certificado. O tempo de validade do A1 é de 1 ano.

Por outro lado, o certificado A3 é gerado em mídia criptográfica (Token ou SmartCard), sendo impossível copiá-lo para outro dispositivo ou computador, oferecendo maior segurança para o proprietário. Além de possuir prazos de validade entre 1 a 3 anos.

Lembre-se que o certificado digital é a sua identidade virtual, portanto intransferível, bem como a senha que o protege.

Para realizar a renovação do seu certificado digital, você precisa ter um Certificado PF A3 ou Bird ID válidos. Com isso, você poderá:

  • Renovar seu próprio PF A3
  • Renovar seu próprio Bird ID
  • Emitir/Renovar um Certificado PF A1
  • Emitir/Renovar um Certificado PJ A1
  • Emitir/Renovar um Certificado PJ A3

Caso você possua um Certificado PJ A3 válido, você poderá renovar ele próprio e também Emitir/Renovar um Certificado PJ A1 de mesmo CNPJ.

Para simplificar, a regra geral é: PJ A3 renova PJ da mesma instituição, e PF A3 renova qualquer certificado.

ATENÇÃO: A Renovação Online só pode ser realizada uma vez. Na próxima renovação será necessário proceder por videoconferência ou presencialmente. A CODECERT também vai até você, consulte condições de deslocamento e viabilidade: (31)2565-5653 / (31)99356-6621.

O Bird ID é o seu Certificado Digital A3 em Nuvem, podendo realizar assinaturas digitais de qualquer dispositivo. Embora utilizado por profissionais de outras áreas do conhecimento, este certificado é indicado para profissionais da saúde, pois já está integrado aos principais sistemas médicos de prescrição e prontuário eletrônico. Clique aqui e saiba mais.

Você pode adquirir seu certificado digital em uma das 3 modalidades de atendimento:

  • Videoconferência: Todo o processo acontece de forma online e virtual. Você não precisa sair de casa ou do local de trabalho, inclusive a compra, basta clicar aqui.
  • Presencial: Você pode adquirir seu certificado online clicando aqui para agilizar seu atendimento presencial com o pré-cadastro em nosso site. Ou se preferir, você pode realizar tanto a compra (cartão de crédito, débito, dinheiro, transferência bancária ou PIX) quanto a emissão do certificado presencialmente.
  • InLoco (VIP): Se assemelha com a modalidade presencial, a diferença é que nesta modalidade VIP, a CODECERT vai até você. Consulte condições de deslocamento e viabilidade (31)2565-5653 / (31)99356-6621.
Sim, somente para e-CNPJ com procuração pública dentro do prazo de 90 dias. No entanto, o certificado digital emitido por procuração é limitado apenas para emissão de NFe (Nota Fiscal Eletrônica).
Para atendimento Presencial ou InLoco (VIP) seu certificado é emitido e entregue em poucos minutos. No entanto, a videoconferência precisa ser agendada previamente
Após a compra e validação de identidade do proprietário, você poderá realizar a baixa e instalação do seu Certificado Digital, seja ele do tipo A1, A3 ou Bird ID (Nuvem). Para isso, por favor, siga atentamente as instruções contidas nos manuais a seguir:

Caso necessite de auxílio técnico, por favor, acione nosso suporte técnico através do telefone (31) 2565-5653.

Por questões de segurança estipuladas pelo ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, a senha de emissão é irrecuperável. No entanto, você pode solicitar a revogação e em seguida uma nova solicitação de emissão dentro de 14 dias corridos, sem custo.
Diante de perda do seu certificado digital, alguém mal intencionado pode se apossar dele, mas não conseguirá utilizá-lo, a menos que de alguma forma, esta pessoa se aposse da sua senha também. Assim, alguém de posse do seu certificado juntamente com sua senha pode se passar por você, lhe causando prejuízos. Portanto, é de extrema necessidade que você solicite a Revogação do seu Certificado Digital imediatamente.

O certificado pode ser revogado a qualquer momento. De posse do seu código de solicitação e senha de revogação, basta acessar o link Revogar meu Certificado e seguir os passos. Caso tenha perdido seus dados de revogação, por favor, entre em contato com a CODECERT para realizar a revogação: (31) 2565-5653.

O Certificado Digital é o documento que comprova que você é quem diz ser, e através dele, são produzidas Assinaturas Digitais para garantir a Autenticidade e Integridade dos seus documentos eletrônicos.

Os certificados A3 possuem duas senhas (PIN e PUK), sendo que a senha PIN é a senha de utilização do seu certificado, ou seja, aquela que você criou no ato da emissão e que você digita toda vez que realiza uma assinatura digital ou acessa um sistema que necessita de certificado digital. Se você digitar a senha PIN incorretamente por 3 vezes, sua mídia criptográfica (Token ou SmartCard) será bloqueada.

Contudo, a senha PUK é a senha de desbloqueio da mídia criptográfica, a qual se digitada de forma incorreta por 3 vezes, bloqueia a sua mídia definitivamente e consequentemente seu certificado será perdido. Neste caso, você precisará revogar seu certificado e realizar uma nova solicitação de emissão.

Por motivos de segurança, a CODECERT não armazena sua senha e não possui formas de recuperá-la. Lembre-se que o certificado digital é a sua identidade virtual, portanto intransferível, bem como a senha que o protege. Portanto, o uso e manutenção da senha é de inteira responsabilidade do titular.

Sobre Videoconferência

A videoconferência é uma nova modalidade de atendimento para a identificação da pessoa através de validação biométrica facial e análise de documentação de forma totalmente virtual. Com a nova Instrução Normativa nº5 de 22 de fevereiro de 2021 publicada pelo ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação no Diário Oficial da União, podemos proporcionar esta nova modalidade de coleta e validação de identidade virtual e segura, de forma que você não precisa sair de casa ou do seu local de trabalho para emitir ou renovar seu Certificado Digital.
Para emitir seu Certificado Digital através de videoconferência, você precisa atender a um dos requisitos abaixo:
  • Possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação); OU
  • Já ter algum Certificado Digital emitido para o seu CPF.

Você pode verificar se está apto para emissão por videoconferência clicando aqui

Todo o processo de agendamento da videoconferência é realizado de forma virtual, desde a compra online do certificado digital até o atendimento por videoconferência em si. Para realizar o agendamento da sua videoconferência, tenha em mãos o voucher adquirido na compra online, e utilize-o para realizar o agendamento clicando aqui. Para ver o passo-a-passo completo clique aqui.
Seu comprovante de data e horário de agendamento estará no seu e-mail após a aprovação da sua documentação digitalizada. Se preferir, poderá reagendar clicando aqui.
Para reagendar ou reenviar a documentação, você precisa inserir o número de protocolo (recebido por e-mail após o primeiro agendamento) e a sua senha de emissão na página de reagendamento. Caso tenha perdido sua senha, será necessário refazer todo o procedimento de agendamento online.

Acesse o link enviado para o seu e-mail no dia e horário agendado, e você será redirecionado(a) para uma sala virtual segura e monitorada de videoconferência. Tenha em mãos o dispositivo cadastrado e os documentos físicos originais que foram digitalizados no ato do agendamento online, pois sem eles não será possível prosseguir.

Compatibilidade com Smartphones:

  • iPhone: utilize o navegador Safari
  • Android: utilize o navegador Google Chrome

Compatibilidade com Laptops e Desktops:

  • Utilize os navegadores Google Chrome ou Mozilla Firefox
Nossa equipe entrará em contato com você através de e-mail confirmando o não-comparecimento, e solicitando que você realize um novo agendamento.

Após realizada a videoconferência, você receberá um e-mail de Aprovação/Reprovação em até 12h. Caso haja reprovação do seu dossiê, nossa equipe entrará em contato para explicar o(s) motivo(s) da reprovação. Fique atento a sua caixa de SPAM também.

Sobre Telemedicina e Prescrição Eletrônica

O Certificado ideal é o Bird ID (Nuvem), pois este modelo já está integrado aos principais sistemas médicos de prescrição e prontuário eletrônico.
O e-CPF A3 é um certificado digital armazenado em mídia criptográfica (Token ou Smartcard), e embora o seja comumente utilizado para acesso em plataformas governamentais e permite assinaturas digitais com sistemas locais, como o Adobe Reader, este tipo de certificado não está integrado com os sistemas online de prontuário eletrônico e prescrição médica. Por outro lado, o Bird ID é um certificado digital A3 em nuvem, com as mesmas funções do e-CPF A3 convencional, mas já integrado aos principais sistemas de prontuário eletrônico e prescrição médica online. Além disso, o Bird ID pode ser utilizado de qualquer dispositivo, smartphone, tablet, laptop ou desktop.
Não. Você pode usar seu certificado em nuvem para outras finalidades também, como: Acesso ao e-CAC, declaração de imposto de renda, assinatura de documentos e contratos, dentre outros. Clique aqui e veja todas as aplicabilidades.
Para emissão do Bird ID (Certificado Digital A3 em Nuvem) é necessário apenas o registro no Conselho Federal de Medicina. Não há necessidade de ter o CRM Digital.

A Portaria nº 467, publicada em março de 2020 pelo Ministério da Saúde, contempla ações no tocante a Telemedicina para emissão de receitas e atestados médicos à distância, devidamente assinados com Certificados Digitais ICP-Brasil. A AR TECHCERT é uma Autoridade de Registro credenciada pelo ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação para validação e emissão de certificados digitais dentro da cadeia de confiança ICP-Brasil, e o Bird ID é o certificado em nuvem que já está integrado com os principais sistemas de receitas e prontuário eletrônico.

A Recuperação de senha será exibida após 3 tentativas erradas.
Neste caso, você precisará desinstalar o aplicativo e baixa-lo novamente para criar um novo PIN.
Com seu aplicativo em mãos, basta acessar o sistema de prontuário eletrônico ou prescrição médica fornecido pela instituição de saúde que você trabalha, e inserir seu CPF e o OTP (código gerado no seu aplicativo Bird ID).
Através das plataformas online não. Somente o Bird ID possui integração com estas plataformas de receitas e prontuário eletrônico das instituições de saúde.