Certificado Digital: O que é e para que serve

Certificado Digital: O que é e para que serve

O Certificado Digital é um mecanismo eletrônico que garante a identidade de uma Empresa ou Pessoa, no meio digital. Desde a sua instituição no Brasil, em Agosto de 2001, perante a publicação da Medida Provisória nº 2.200, a qual regulamenta as atividades da ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas do Brasil), o Certificado Digital é a ferramenta mais segura para realizar qualquer tipo de transação digital, pois garante os pilares da Segurança da Informação, conheça-os:

Autenticação

Garante que alguém ou uma empresa realmente é quem diz ser. Este pilar é garantido através da tecnologia de chaves criptográficas embutida no Certificado Digital. Um exemplo prático deste pilar se dá através do acesso a vários portais do governo e da receita federal, como o Portal e-CAC, que exige o uso do Certificado Digital para garantir a autenticidade do usuário em transações avançadas.

Confidencialidade

Garante o sigilo da mensagem por meio de criptografia. Na prática, o conteúdo das mensagens e transações realizadas com Certificado Digital, é ocultado e embaralhado, de modo que não seja inteligível, mesmo por um intruso que possa vir a interceptar o conteúdo. Aposto que você não gostaria que alguém não autorizado ficasse bisbilhotando suas mensagens, e-mails e transações sigilosas, não é mesmo?

Integridade

Garante que o conteúdo de uma mensagem não sofreu alteração durante o envio da origem até o destino. Este pilar é garantido através da Assinatura Digital, proveniente de um Certificado Digital. A Assinatura Digital é uma espécie de carimbo que marca o documento, mensagem, conteúdo ou transação de modo que esta marca / assinatura possa ser validada por quem recebe a mensagem.

Irretratabilidade (Não Repúdio)

Garante que alguém ou uma empresa não possa negar que foi ele/ela mesmo(a) quem produziu determinado conteúdo. Se por um lado o Certificado Digital garante a autenticidade de uma pessoa ou empresa, por outro lado ele também garante que qualquer mensagem assinada com esta tecnologia seja uma espécie de prova de que o autor realmente é o titular do Certificado Digital. Portanto, fique atento(a) e tenha sempre em mente que o Certificado Digital é uma chave particular e intrasferível.

Percebeu o quanto você e sua empresa se tornam mais protegido com o uso do Certificado Digital? Você não gostaria que alguém se passasse por você ou sua empresa, ou que suas notas fiscais e boletos fossem alterados durante o envio para seus clientes, ou que pessoas não autorizadas vejam suas mensagens sigilosas. Portanto, fique sempre antenado(a) às boas práticas de segurança da informação para se proteger de riscos e ameaças no meio digital.

Mas Atenção! Um Certificado Digital só pode ser emitido por uma Autoridade de Registro oficialmente credenciada na ICP-Brasil, como a Autoridade de Registro CODECERT, a qual realiza uma rigorosa avaliação e validação da identidade do usuário e da empresa que está emitindo o certificado.

Para finalizar, veja um exemplo prático agora mesmo! Observe no canto superior esquerdo da janela do seu navegador, que existe um ícone de segurança (cadeado) no site da CODECERT. Este ícone indica que o site é seguro, pois usa um Certificado Digital! Para comprovar, clique no ícone de segurança e clique em “A Conexão é Segura”.